Projeto português reconhecido em Bruxelas (EUSEW)

Projeto português ajuda as pessoas a descodificar as suas faturas da eletricidade

Quando a fatura da eletricidade chega a casa, é fácil ficar confuso com os dados e é difícil descobrir como reduzir os custos energéticos da casa. Em 2018-2019, a Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor lançou o projeto Fatura Amiga. Este projeto de sensibilização nacional tem apoaido centenas de cidadãos de uma forma interativa. Através de uma série de inquéritos, grupos focais, ações de formação e um jogo online, o projeto ajuda os consumidores a terem uma melhor percepção das suas despesas com a energia e, em última análise, capacita-os alterar os seus hábitos de consumo de energia.

"Acreditamos que se os consumidores tiverem mais informação sobre a energia que gastam nas suas casas, podem alterar o seu comportamento, tornando-o mais eficiente do ponto de vista energético,” diz Fernanda Santos, coordenadora do projeto Fatura Amiga.

Em Portugal, o projeto Fatura Amiga alcançou um total de 100 000 consumidores e formou mais de 308 técnicos de eletricidade para ajudar os consumidores a adoptar hábitos de consumo  sustentável.Este projeto é uma das 3 iniciativas comunitárias sobre energia que disputam os Prémios de Energia Sustentável da UE! Na categoria Compromisso, os 3 projetos finalistas inspiram os cidadãos a ter um papel proativo na transição energética da Europa.

O projeto CLEAR 2.0, a segunda iniciativa nomeada para os Prémios, também trabalha para alterar os hábitos de utilização de energia dos consumidores. O laboratório do projeto CLEAR 2.0 testou tecnologias de energia renovável de aplicação doméstica (por exemplo, telhados de painéis solares, bombas de calor) para cerca de 30 000 lares na Bélgica, Républica Checa, Itália, Portugal, Eslovénia e Espanha. A terceira iniciativa nomeada, o projeto cVPP desenvolveu 3 centrais elétricas virtuais de aplicação comunitária na Bélgica, Irlanda e Países Baixos. Estas centrais virtuais são geridas por  comunidades de prossumidores, como um pequeno conjunto de turbinas eólicas ou painéis solares para telhados pertencentes a uma povoação, por meio de sistemas baseados numa cloud. Isto permite às próprias comunidades possuir, controlar e vender a energia que produzem através das redes elétricas nacionais ou regionais.

Contagem decrescente para os Prémios de Energia Sustentável da UE

Todos os anos a Comissão Europeia distingue os indivíduos e projetos mais marcantes pela sua inovação no setor da energia e das energias renováveis. Este ano, 9 finalistas vão competir em 3 categorias: Compromisso, Inovação e Juventude. Uma categoria adicional irá reconhecer os sucessos das Mulheres na Energia.Um prémio especial, o Prémio Parceria de Leste, será dado a uma iniciativa inspiradora de energia sustentável na Arménia, Azerbaijão, Bielorússia, Geórgia, Moldávia ou Ucrânia.Com início no princípio de Junho, as pessoas em toda a Europa terão a oportunidade de votar nos Prémios Cidadãos 2020 selecionando o seu projeto favorito entre os finalistas.

Os vencedores serão anunciados a 23 de Junho durante uma cerimónia online.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Conheça os finalistas! Em Junho haverá webinars específicos para os meios de comunicação, proporcionando uma oportunidade única para interagir com os finalistas e saber mais sobre os seus projetos inovadores.Registe-se aqui para participar nos webinars.

• Conferência de imprensa dos finalistas da categoria Juventude: REGISTO
  • Conferência de imprensa dos finalistas da categoria Compromisso: REGISTO
  • Conferência de imprensa dos finalistas da categoria Inovação - REGISTO
  • Conferência EUSEW: Mulheres na Energia - REGISTO
  • Sessão de perguntas e respostas para a imprensa dos Prémios EUSEW - REGISTO

Friendly Bill - Helping citizens understand their energy bills - Portugal.pdf 247 KB

Os Prémios são parte da Semana Europeia da Energia Sustentável da União Europeia (EUSEW), que acontecerá de 22 a 26 de Junho de 2020. Organizada pela Comissão Europeia, a EUSEW é o maior evento dedicado às energias renováveis e à utilização eficiente da energia na Europa. Este ano, os participantes farão parte integrante de um evento interativo online, sobre o tema: ‘Para além da crise: energia limpa para a recuperação verde e crescimento’.  O evento irá cobrir quatro elementos em toda a UE: a Conferência Politica, o Dia Verde da Juventude, a cerimónia dos Prémios e os Dias da Energia.

Os representantes dos meios de comunicação também estão convidados a acompanhar o programa EUSEW incluindo a cerimónia dos Prémios. Interessado?

Para obter mais informações sobre os Prémios EUSEW.

About EU Sustainable Energy Week (EUSEW)

Since 2006, EUSEW has grown into a community that is at the forefront of sustainable energy policy in Europe, providing a platform for the formulation of and debate on new ideas.

From the Policy Conference, EUSEW Awards and Networking Village to Energy Days, EUSEW gives a great outlook on the work being done by citizens, entrepreneurs, local authorities, businesses, NGOs and the European institutions to shape Europe’s energy future. Last year’s numbers speak for themselves: over 2500 participants and more than 7000 live stream followers, 64 sessions, more than 50 networking activities, over 500 local Energy Days, and trending for three consecutive days on social media

EU Sustainable Energy Week (EUSEW)